3 razões para criar um blog para a sua empresa
8 de novembro de 2016
Marketing de Conteúdo: números que comprovam que sua empresa precisa dele
8 de novembro de 2016

Descubra como definir a persona da sua empresa

Se alguém perguntar “qual é o público-alvo da sua empresa?”, depois de listar algumas características você deverá ter criado alguns públicos diversos, imaginando qual se encaixaria melhor para cada tipo de produto ou serviço.

 

No entanto, não é tão simples assim. Quando falamos em marketing digital, uma boa estratégia precisa ser baseada no público que você deseja atingir, ou seja, no seu comprador ideal. Só que a definição de público deve ser bastante precisa para garantir que seus esforços na produção e disseminação de conteúdo não sejam em vão.

 

E como chegar a essa definição? Por meio da criação da buyer persona, que nada mais é do que uma definição minuciosa do seu público-alvo, bem segmentada, que mostra quem ele é, seus interesses, medos e desejos. A diferença é que para criar essa persona fugimos de achismo e partimos para uma definição embasada em percepções de clientes reais da sua empresa – é somente assim que ela se torna uma ferramenta indispensável para toda e qualquer estratégia de sucesso.

 

O ideal é conversar com os clientes, de preferência por telefone ou pessoalmente, e entender o que fez eles procurarem um serviço como o seu: o que motivou, qual era a situação/problemas que ele vivenciava e o que ele buscava resolver.

 

Depois disso, procure entender como ele chegou até a sua empresa, o que fez ele optar por ela e não por um concorrente, veja quais diferenciais foram considerados. Não se esqueça de verificar como ele avalia os resultados, veja se o que você oferece está realmente atendendo a expectativa ou alinhamentos são necessários – oportunidade boa para um possível feedback, hein? 😉

 

Uma dica bacana é não se prender a roteiros. Apesar de ajudarem a conduzir o bate papo, eles podem ser uma armadilha, pois ficamos tão presos às perguntas que nos esquecemos de prestar atenção nas informações valiosas que cada pessoa passa durante a conversa.

 

Em seguida reúna as características principais e comuns aos entrevistados e vá desenhando um perfil da sua persona. Dê um nome a ela, diga do que ela gosta e o que ela busca. Mostre como a sua empresa é a solução para ela!

 

É claro que para os casos de empresas que estejam no começo, a persona deverá ser criada embasada nas percepções de seus donos, mas nada impede que assim que já tiverem uma quantidade razoável de clientes, eles partam para uma redefinição desse público.

Lembre-se: a criação da sua persona é a base para o marketing digital da sua empresa. Dê a ela a atenção que ela merece!

 

Gostou do post? Compartilhe na rede social 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *