3 razões para criar um blog para a sua empresa
8 de novembro de 2016

Descubra porque é preciso ter estratégia para seu conteúdo ser eficaz

 

Você está dirigindo seu carro em uma estrada e, de repente, seu pneu fura. O que fazer? Resposta fácil: pega o step e demais ferramentas e troca. Mas e se o problema for mais grave e o motor não estiver respondendo? Se você não for um mecânico, mesmo que tenha diversas ferramentas em mãos, dificilmente conseguirá consertá-lo. Assim, mesmo cercado dos aparatos e instrumentos necessários para executar essa tarefa, você não tem algo primordial: o conhecimento.

 

Trazendo isso para o universo de marketing de conteúdo, a ideia é praticamente a mesma. É simples criar uma página no Facebook, certo? Criar um blog também não é sinônimo de grandes dificuldades. Mas por mais simples que seja criar esses dois itens – que são bases do Marketing de Conteúdo – o sucesso do uso dessas plataformas depende do planejamento e da estratégia de marketing que você terá. É maravilhoso pensar que as soluções online são democráticas e permitem que as empresas comecem seus experimentos de comunicação de maneira fácil e rápida, mas é perigoso achar que só isso é suficiente para alcançar os resultados desejados para o seu negócio – é necessário ir além para que o Marketing de Conteúdo resulte em mais pessoas procurando pela sua empresa; é necessário investimento na gestão delas.

 

Você deve então estar se perguntando: como é que consigo mais leitores para o blog da minha empresa?

Aqui o segredo é conhecer seu público-alvo, a chamada persona, aquela que representa seu target – quem ele é, qual faixa etária, pelo que se interessa, quais são seus desafios e desejos.

 

Indo mais além, é preciso planejar as postagens, definindo qual o conteúdo que interessa ao seu público, qual a linguagem mais apropriada para transmitir a mensagem, qual o tamanho do texto que se deve postar, quantas vezes por semana é preciso atualizar o blog, melhores horários para isso, como replicar minhas postagens nas redes sociais. Está vendo, é imprescindível trabalhar com ESTRATÉGIA e inteligência aplicada à execução das atividades que envolvem esse trabalho.

 

Assim, resumidamente, para obter sucesso no seu blog você precisa:

– Definir e conhecer o seu público-alvo

– Produzir conteúdo relevante – que seja de interesse do seu público – ao mesmo tempo em que faça parte do universo em que sua empresa atua

– Aplicar a linguagem correta ao conteúdo produzido

– Aplicar técnicas de SEO

– Moderar os comentários

– Compartilhar o conteúdo nas redes sociais

– Criar e-mail marketing para seu mailing

– Mensurar os resultados

– Mudar de estratégia conforme a análise (se necessário)

 

Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais, vai pode ser útil para eles também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *